30 mar 2021
BFF anuncia um novo projeto para promover a arte contemporânea italiana
O projeto "ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art" foi concebido para fomentar uma nova consciência sobre a arte e a cultura como fator de criatividade e inovação para as empresas e a sociedade.

Milão, 30 de março de 2021 – O BFF tem o prazer de anunciar o lançamento do projeto ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art, vertido numa primeira fase num catálogo - livro homónimo publicado pela Skira editore Milan Genève Paris e num website inteiramente dedicado à coleção sendo que, posteriormente, o projeto culminará com a realização de uma exposição itinerante da coleção que será apresentada em vários países da Europa.

O projeto conta com uma seleção de obras de artistas italianos provenientes da coleção privada de arte contemporânea da Fundação Farmafactoring- obras estas que prestam homenagem à arte da segunda metade do século XX, além de representarem também uma parte substancial da história e da evolução do Grupo BFF que, ao longo dos anos, foi colecionando as obras.

Foi precisamente o art factor que – há mais de vinte anos – lançou as bases daquela que viria a tornar-se uma coleção de mais de 250 obras de arte, com peças que datam do pós-Segunda Guerra até aos primeiros anos de 2000, provenientes do espólio de artistas de calibre como Valerio Adami, Enrico Baj, Alberto Burri, Hsiao Chin, Mario Schifano, Arnaldo Pomodoro e Joe Tilson.

O projeto inclui uma seleção de obras que narra o percurso italiano rumo à Pop Art, através das obras de Valerio Adami, Franco Angeli, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano ed Emilio Tadini. Dos meados dos anos 60 em diante, estes artistas comprometerem-se com uma longa tradição iconográfica, numa reinterpretação das vanguardas e das técnicas estilísticas do passado, lançando mão de uma rica variedade de meios, amiúde colocados ao serviço de um ativismo social e cultural.

A publicação em livro e as próprias obras narram precisamente essa história: o desejo de ser parte integrante e ativa - e não meros espetadores - do processo de criação de valor para a sociedade.

Com curadoria de Maria Alicata, o catálogo e o projeto Art Factor abarcam todos os momentos mais importantes que caracterizam a Coleção: desde as suas origens, com Lucio Fontana, Alberto Burri, Enrico Baj e Giacomo Balla, ao legado da Pop Art, com Valerio Adami, Emilio Tadini, Gianfranco Pardi e Lucio Del Pezzo.

Graças a esta iniciativa, o acervo da Coleção – que está em exposição permanente na sede do BFF em Milão – será objeto de uma mostra itinerante pela Europa durante o biênio 2021 e 2022. Entre as cidades selecionadas para acolher esta exposição, indicam-se Atenas, Lisboa, Madrid, Paris, Varsóvia e Milão, assim passando por quase todos os países em que o BFF Banking Group opera.

"A arte e a cultura são uma poderosa força motriz para alcançar um maior desenvolvimento das empresas e da sociedade. Foi com esta convicção que o BFF criou, há mais de vinte anos, uma coleção que traz ao Mundo a marca “Made in Italy”. O BFF transferiu a coleção a favor da Fundação para que esta fosse ainda mais amplamente divulgada e promovida, e hoje sentimo-nos honrados por participar deste projeto, que oferecerá uma nova e distinta perspetiva da nossa história, através da linguagem universal da arte." – afirmou Marco Rabuffi, Presidente da Fundação Farmafactoring

"As organizações que operam em contextos altamente dinâmicos estão conscientes da importância de estarem sempre preparadas para enfrentar imprevistos. Mais do que nunca, isto aplica-se à nossa realidade atual. Na nossa vida diária, a arte remete-nos para este conceito da importância da imaginação, da criatividade, da inovação – elementos que são também eles cruciais para a nossa visão empresarial. Esperamos que este projeto promova mais imaginação e novas intuições para as pessoas, as empresas e a sociedade como um todo”. – declarou Massimiliano Belingheri, CEO do BFF Banking Group.

Mais informação disponível em: www.art-factor.eu

O catálogo é publicado e distribuído por Skira editore Milan Genéve Paris.

A coleção é permanentemente monitorizada, inventariada e eventualmente recondicionada pela competência e perícia do parceiro logístico Open Care Servizi per l’arte, que acompanhará a exposição itinerante pelas capitais Europeias.

O BFF e uma imagem de Marca inspirada na arte

O projeto visa também celebrar a nova imagem de marca do BFF, anunciada a4 de março de 2021, revelando mais um passo no percurso de crescimento do Grupo.

O logotipo corporativo, em linha com o design anterior, foi simplificado e submetido a rotação, indicativo de um movimento que sempre se efetua para a frente. Este foi inspirado na obra Danza, um trabalho comissionado pelo Grupo ao artista Gianfranco Pardi, tendo este sido posteriormente doado à cidade de Milão em 2006, para valorizar um dos principais pontos de acesso à cidade, nas proximidades da sede central do BFF.

A escultura é constituída por uma série de linhas amarelas que, nas suas curvas e suspensões, sugerem o movimento e o dinamismo da mudança, em linha com as aspirações de inovação contínua e de excelência que caracterizam o Grupo.

Para saber mais sobre a ligação entre a nossa marca e a arte, é possível consultar o comunicado de imprensa e o vídeo realizados por ocasião do rebranding.