04 mar 2021
O BFF anuncia uma nova imagem de marca
Um design renovado para celebrar a criação de um dos mais rentáveis e mais capitalizados grupos bancários na Europa.

Milão, 4 de Março de 2021 – O BFF anuncia a sua nova imagem de marca no mesmo momento em que assinala a fusão da empresa-mãe Banca Farmafactoring S.p.A. com o DEPObank S.p.A.1 que, em conjunto, dão agora origem ao BFF Bank S.p.A.

O BFF é o operador independente líder na área de serviços financeiros especializados na Europa, contando com uma grande capacidade de geração de capital, elevada rentabilidade e um modelo de negócio sustentável e orientado para a expansão. Especializado nas áreas de factoring & lending, securities services e pagamentos bancários & empresariais.

A nova versão do logotipo irá orientar a estratégia de uma nova imagem de Marca do Grupo, substituindo progressivamente o anterior logotipo a partir de 5 de Março, data que assinala a fusão do DEPObank com o BFF. Através da substituição gradual da anterior imagem e respetivos materiais, conseguiremos reforçar o compromisso interno e externo do Grupo com a proteção do ambiente e criar uma estratégia de sustentabilidade a todos os níveis.
O processo de rebranding será acionado em toda a Europa durante o mês de março, evitando o desperdício de materiais, quer de papel como de outros recursos, que precisam de ser substituídos e organizados.

A nova imagem de marca foi hoje primeiramente apresentada aos nossos funcionários num evento digital que reuniu todos os países do Grupo, em linha com a nossa proposta de valor de uma cultura inclusiva que coloca os seus colaboradores no centro de toda a organização.

"A nossa nova imagem de marca é um símbolo deste passo importante que assinala a evolução do Grupo. Estamos particularmente bem posicionados para alcançar melhores resultados, pelo que pretendíamos modernizar o nosso logotipo para alinhar a nossa imagem de marca com a nossa estratégia" – afirmou Massimiliano Belingheri, CEO do BFF Banking Group.

Inspiração Artística
O emblema corporativo mantém-se, tendo sido adaptado ao design atual, simplificado e reposicionado com o objetivo de comunicar uma perspetiva de um movimento que ocorre para a frente.

O emblema inspirou-se na obra Danza [Dança], um trabalho comissionado pelo Grupo ao artista Gianfranco Pardi e doado à cidade de Milão em 20062, com o objetivo de decorar uma das principais entradas da cidade, próxima da sede do BFF.

A estrutura desta escultura compõe-se de uma série de linhas amarelas dobradas que – nas suas curvas e interceções – sugerem o movimento e a dinâmica que marcam todos os processos de mudança, fazendo jus ao nosso compromisso com a inovação contínua e com a linearidade de uma execução de excelência.

O argumento para o nosso slogan
O novo logótipo mantém o slogan introduzido em 2017: “a bank like no other” (um banco como nenhum outro).
Com a fusão do DEPObank, unimos duas entidades líderes nos seus respetivos nichos de mercado. O slogan remete-nos para as metas já atingidas pelo Grupo e para as oportunidades que se apresentarão no futuro.

As declarações sobre a Missão e Proposta de Valor do Grupo mantêm-se inalteradas, conforme descritas no plano estratégico “BFF 2023”.
Missão: Ser o Grupo líder em inovação, serviço ao cliente e execução de excelência nos nossos mercados de referência, contando com um baixo perfil de risco e elevada eficiência operacional, em linha com as melhores práticas internacionais de Governance para empresas cotadas em Bolsa.
Proposta de Valor: Ser o Grupo líder em serviços financeiros especializados na Europa.

Tipo de letra e palete de cores
Cada uma das letras surge em maiúsculas, tendo estas sido ampliadas para refletir uma ligação mais clara com a nossa marca e o que esta representa em termos de crescimento, solidez e agilidade. O tipo de letra é único, em linha com o nosso slogan, “a bank like no other”.

A palete de cores mantém-se, assegurando a predominância do amarelo que nos remete para o trabalho artístico de Pardi, assim como o azul, contando ainda assim com uma palete melhorada que melhor se adapta a canais digitais.
As três linhas de serviço - factoring & lending, securities services, pagamentos bancários e empresariais – contarão com uma representação em cores distintas provenientes desta palete, para o efeito de individualizar e distinguir as várias áreas de negócio.

O novo logotipo é da autoria da agência criativa Ideogramma.

1.    O DEPObank é o operador italiano líder na área de securities services e pagamentos bancários, contando com uma carteira de mais de 400 clientes, incluindo fundos mutualistas, instituições bancarias, instituições de pagamentos, grandes empresas e administrações públicas. A transação anunciou-se em Maio de 2020 e produz efeitos a partir de 1 de Março de 2021: https://www.bffgroup.com/en/press-releases/closing-depobank
2.    Da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Farmafactoring. A Coleção inclui mais de 250 obras do período compreendido entre os primeiros anos do pós-II Guerra Mundial e os inícios de 2000. Neste espólio artístico contamos com nomes tão sonantes como Valerio Adami, Enrico Baj, Alberto Burri, Hsiao Chin, Mario Schifano, Arnaldo Pomodoro e Joe Tilson. As obras encontram-se em exposição permanente na sede de Milão do BFF Banking Group.