20 jan 2022
O BFF inaugura hoje na eslováquia a exposição de arte contemporânea “ART FACTOR – THE POP LEGACY IN POST-WAR ITALIAN ART”

A Galeria Zoya, em Bratislava, acolherá a primeira exposição da tour europeia de arte - ART FACTOR - entre 21 de janeiro e 25 de Março de 2022, antes de esta seguir para Varsóvia e, posteriormente, para mais cinco capitais Europeias

Milão, 20 de Janeiro de 2022 – O BFF anuncia que hoje se inaugura em Bratislava a primeira exposição da tour de arte europeia “ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art”.

A exposição marca assim o início da segunda fase do projeto europeu ART FACTOR que em 2020 foi apresentado em livro de nome homólogo pela mão da editora Skira Milan Genève Paris.
Hoje, a coleção ilustrada neste livro dá mais um passo importante, vertendo-se agora numa exposição itinerante de uma seleção de obras da coleção, que irá percorrer várias capitais europeias onde o BFF está presente.

Entre 21 de Janeiro e 25 de Março, o acervo da coleção – que se encontra em exposição permanente na sede do BFF Banking Group em Milão – estará em exibição na Galeria Zoya, no interior do palácio Barroco da Casa de Erdody, em Bratislava.

Findo este período, as obras seguirão para Varsóvia, onde serão expostas no Palácio da Cultura e da Ciência de 12 de Abril a 18 de Maio de 2022. Seguir-se-ão mais cinco exposições nas cidades de Atenas, Lisboa, Madrid, Paris e Milão.

A seleção de obras que compõem a exposição pretende celebrar a arte italiana da segunda metade do século XX, narrando o percurso da arte italiana rumo à Pop Art, através das obras de Valerio Adami, Franco Angeli, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano e Emilio Tadini. De meados dos anos 60 em diante, estes artistas comprometeram-se com uma já longa tradição iconográfica, numa reinterpretação das vanguardas e das técnicas estilísticas do passado, lançando mão de uma rica variedade de meios, amiúde colocados ao serviço de um ativismo social e cultural. De facto, este projeto – que conta com curadoria de Maria Alicata -, espelha este desejo de ser parte integrante e ativa - e não meros espetadores – de iniciativas que fomentam o processo de geração de valor para a sociedade, que promovem o intercâmbio cultural e que recorrem à arte enquanto veículo de novas visões, perspetivas, valores e ideias.

Tal como nos indica Maria Alicata, curadora do projeto: “Esta iniciativa é reveladora deste processo de fusão entre o espírito empreendedor e o compromisso com a arte e a cultura. Esta coleção beneficiou deste compromisso com o projeto, tendo este servido de linha orientadora para o processo de construção e expansão do acervo de arte do BFF. Podemos afirmar que existe aqui um espírito bastante visionário e inovador da parte do BFF, uma vez que este processo se iniciou há várias décadas, numa fase em que não era ainda comum vermos estas iniciativas - hoje prática recorrente entre as maiores empresas em Itália e em todo o mundo -, que implicam esta simbiose entre uma identidade corporativa e a promoção da arte e cultura contemporâneas. O BFF foi vanguardista neste processo de alinhar storytelling com os seus valores corporativos".

Massimiliano Belingheri, CEO do BFF Banking Group, afirma: “Esta exposição é um marco importante neste nosso percurso para converter a nossa coleção numa fonte de conhecimento e de valores comuns e partilhados por todos. A arte não é só inspiradora, mas é também um importante ponto de partida para novos caminhos rumo ao crescimento e inovação. Enquanto mantivermos a nossa curiosidade presente, estaremos sempre comprometidos com a inovação. Foi desde desejo que surgiu a nossa aposta pela promoção do fator arte (“Art Factor”) como motor de desenvolvimento das comunidades e dos negócios, e como génese de um maior intercâmbio cultural entre os diferentes países, sobretudo num momento tão marcante da nossa história.”

Marek Duban, Diretor do BFF Banking Group para a Eslováquia e a República Checa, acrescenta: "Estamos muito satisfeitos que Bratislava tenha sido elegida como primeiro ponto de paragem deste projeto e que os Eslovacos possam ser dos primeiros entre os seus pares a ver estas obras em exposição. Esta iniciativa permitiu-nos uma aproximação ao cenário cultural local, abrindo portas a colaborações frutuosas e que se querem duradouras. Agradecemos muito particularmente à Galeria Zoya por acolherem e promoverem ativamente a nossa coleção, uma vez tratar-se de um projeto que nos é muito querido e que poderemos agora visitar num dos mais prestigiados e emblemáticos espaços da nossa cidade”.

Iveta Ledecká, Diretora da Galeria Zoya e do Museu Zoya, comenta: "Estamos muito satisfeitos por sermos o primeiro espaço a receber a mostra itinerante organizada pelo BFF. É um projeto único, que conta com uma curadoria de excelência destas obras de arte italianas da última metade do século XX. A Galeria Zoya tem por compromisso não só a promoção de artistas eslovacos e das suas obras, mas também o fomento de novas oportunidades para artistas e instituições estrangeiras, para que possam apresentar as obras do seu panorama artístico nacional. Neste caso, o foco da coleção da Galeria Zoya e da coleção do BFF Banking Group é bastante similar: a Pop Art e os artistas do século XX. Cada país conta com os seus artistas de renome, que refletem sobre o estado do país e os factos históricos que lhes tocam. Hoje damos destaque a esta seleção de obras de conhecidos artistas italianos que nos dão a conhecer a versatilidade da arte italiana e a forma como esta se integra no contexto internacional, no qual desempenha um papel vital.”

A coleção poderá ser visitada entre 21 de Janeiro e 25 de Março de 2022.

A exposição estará aberta ao público de Terça a Domingo das 12h00 às 18h00. A entrada é livre, mas carece de pré-reserva, sendo que as visitas se realizam em estrita observância das medidas preventivas da Covid-19.

A TREND Magazine - revista semanal generalista sobre sociedade, negócios, economia e empreendedorismo - será Media Partner desta iniciativa.

Os parceiros logísticos do projeto na Europa são a Open Care - Servizi per l'arte e a Fercam Fine Art. A primeira estará a cargo da monitorização e gestão do processo de conservação da coleção, enquanto a última se ocupará do transporte e da montagem da exposição, de acordo com os mais elevados padrões de segurança e experiência no âmbito da preservação da herança cultural e artística.

Para mais informação: www.art-factor.eu